A situação da qualidade de dados

Esta foi uma pesquisa realizada pela Experian que nos trouxe de uma forma muito direta um diagnóstico da qualidade de dados nas empresas.
A imagem demonstra claramente que enquanto não priorizarmos resolver os problemas que nos geram maiores impactos, estaremos assumindo nossa aceitação destes impactos em nossa organização.
De acordo com a pesquisa, se uma empresa não se preocupa de forma ostensiva com o significado de seus dados e informações (metadados) e com uma única versão da verdade (ex.: Dados Mestres), está assumindo um gasto muitas vezes exponencial com tentativas do BI de gerar uma visão única das informações para orientar as decisões do negócio.
O que geralmente acontece é que a esta visão do problema é captada pelas áreas mais protagonistas em relação à qualidade dos dados e estas começam a desenvolver iniciativas paralelas e desconexas para resolver o problema. Neste momento criamos uma outra situação muito difícil de resolver num futuro próximo. Os níveis de qualidade da mesma informação variam de área para área da empresa e algumas áreas, mesmo sem a responsabilidade de ser a fonte adequada de um tipo de informação, vira a “preferida” da empresa. Os custos para entender os processos de qualidade de cada área é exponencial pois cada uma delas buscava resolver o seu problema local.
Há uma necessidade urgente da implementação assertiva da governança da qualidade de dados corporativa. Esta abordagem irá potencializar as iniciativas atuais e garantir a sustentabilidade da gestão da qualidade das informações da empresa.

The state of data quality

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s