Gestão de dados mestres: Decisões de tecnologia ganham mais foco do que o processo de gestão de dados mestres

Segundo o analista Ted Friedman do Gartner, tipicamente o time de GDM (Gestão de Dados Mestres) deve gastar 85% do seu tempo com pessoas, políticas e processos e somente 15% com tecnologia. Mas, porque que muitas vezes percebemos o inverso?

É fato que existem muitas avaliações e decisões importantes na parte tecnológica de um projeto/programa de GDM, entre suite de produtos e diversas funcionalidades que são diferentes dependendo do fornecedor.
Para iniciar estas avaliações é necessário entender como pretendemos estruturar estes dados mestres levando em considerações o armazenamento e o consumo.

New-Mind-Map_3fgnrg46

 Há muitos recursos envolvidos em cada suite de ferramentas para a gestão de dados mestres. Justamente por isso  que não devemos ter a intenção de “abraçar o mundo”. Pequenos e constantes resultados darão mais credibilidade ao programa do que uma compra milionária de ferramenta.

O alinhamento com as expectativas do negócio é primordial. Após este, e, já na definição dos requisitos, conseguiremos ter a visibilidade necessária para decidir entre as mais diversas tecnologias disponíveis o mercado.

Muitos especialistas afirmam inclusive que um programa de gestão de dados mestres pode sim ser realizado sem a parte tecnológica. Há desafios maiores nas definições de processos, papéis e responsabilidades, fluxos de trabalho, entre outros, que demandarão a real mudança da cultura organizaiona que possibilitará à empresa desfrutar e entender melhor todos os benefícios do programa.

Concluindo, o recado mais importante deste post é:

“Mesmo que a tecnologia suporte todos os processos necessários do programa de gestão de dados mestres, a ferramenta não facilitará o entendimento da organização, a definição do processo e a mudança cultural necessária na organização.” 

 

 Até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s